sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como lavar os cabelos do jeito certo

Oi gurias, assistindo o programa Bem Estar do dia 06/09/13 vi muitas dicas bacanas de como lavar o cabelo do jeito certo. No link abaixo vocês poderem conferir os vídeos do programa.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/09/especialistas-explicam-como-lavar-o-cabelo-para-
evitar-danos-aos-fios.html


Cuidar do cabelo em casa é sempre a opção mais prática e barata, mas exige muito cuidado para evitar danos aos fios. Como explicaram a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento no Bem Estar desta sexta-feira (6), até mesmo o jeito de lavar pode interferir na saúde do cabelo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.
Por exemplo, no caso do shampoo, é importante saber que a quantidade não precisa ser tão grande para limpar os fios do jeito certo. De acordo com a cabeleireira Jô Nascimento, o produto não precisa fazer espuma para significar que fez a higienização do cabelo, ou seja, não há a necessidade de aplicar tanto na hora do banho. Outra dica importante é o jeito de lavar com o shampoo - primeiro o couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares, e só depois o resto dos fios, sem esfregar. Isso porque, ao esfregar a cabeça, as impurezas que estavam nessa região vão parar no fio e, por isso, é preciso limpá-los depois.
Após o shampoo, é a hora do condicionador e a regra é a mesma: não precisa aplicar uma quantidade enorme do produto porque isso não vai interferir no resultado e não vai deixar o cabelo mais macio.
Na hora de passar, é preciso começar do comprimento até as pontas, sem chegar ao couro cabeludo porque isso pode aumentar a oleosidade, a proliferação de fungos e até causar caspa.
Depois de aplicar, é extremamente importante enxaguar todo o cabelo porque se o condicionador ficar, pode sufocar a raiz, dificultar a respiração dos fios e até apodrecer o cabelo. Produtos que não precisam de enxague são os leave-in e os protetores térmicos, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento.
Com o cabelo lavado com shampoo e condicionar, é preciso enxugá-lo. Muitas mulheres costumam pegar a toalha e esfregá-la nos fios, mas isso pode aumentar o frizz.
A dica, portanto, é usar o movimento de apertar o cabelo e, de preferência, com uma toalha que esteja mais velha. A dica contra o frizz vale também para o uso do secador, que deve ser aplicado a favor do fio, ou seja, de cima para baixo.
Na hora de usar o secador, é importante usar ainda um protetor térmico, que vai proteger o fio do calor e evitar que ele se queime. Há ainda a possibilidade de usar um leave-in, que ajuda o cabelo a secar de uma maneira mais agrupada, evitando que ele fique armado e com frizz, como mostrou a reportagem da Marina Araújo(confira no vídeo ao lado).
É importante ainda respeitar o tempo de ação dos produtos, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento. No caso do shampoo anticaspa, por exemplo, é preciso deixá-lo agir por 3 minutos; o condicionador, de 1 a 2 minutos e o creme de tratamento, de 3 a 20 minutos, dependendo do que estiver indicado no rótulo.

Texto retirado do site do Bem Estar .
Curta minhas pages no Facebook : Tutorial de Unhas e Tutorial de Tudo.
Se inscreva no meu canal no Youtube : Vanessa Unhas

2 comentários:

  1. Meu DEUS!!!
    Estou cometendo muitos erros então....kkkk
    ótimo post,agora vou lavar direitinho!
    Bjs....
    www.vaidosaseinteligentes.com.br

    ResponderExcluir
  2. kkkk ai flor, ainda bem que deu pra ajudar vc então :D

    ResponderExcluir

obrigada por comentar, será uma grande satisfação em responder.