sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dicas para parar de roer as unhas:


Roer as unhas é um hábito que muitas vezes começa lá na nossa infância! Chamado de onicofagia, pode ser passageiro ou duradouro, depende dos motivos que levam a pessoa a fazer isso.
Ansiedade é um dos motivos mais comuns, tanto em crianças como em adultos. Se pararmos pra pensar, até as pessoas que não tem esse costume às vezes se pegam comendo as unhas em um momento de ansiedade. Isso é mais normal do que imaginamos! Estresse, tensão, cansaço e tédio também podem causar a necessidade de roer as unhas. 
Além de deixar as unhas feias e curtas, também é perigoso pra saúde, porque normalmente estão sujas, então podemos ingerir bactérias e vírus. Pra amenizar e até parar com esse hábito viciante, é importante ter força de vontade e ir atrás de ajuda! Existem diversos esmaltes no mercado específicos pra isso, que tem o gosto ruim e nos ajudam a perceber os momentos que colocamos a unha na boca. É uma ótima opção porque quase sempre a gente nem percebe o que está fazendo, né?




Esses esmaltes podem ser encontrados em farmácias, esmaltarias, perfumarias e até na internet.
  • Dicas:

    - Esmaltes com sabor amargo ajudam muito quando você decide parar de roer unhas. Começar a usar unhas postiças ou de porcelana também, afinal você não vai conseguir mordê-las.
    - Adesivos: colar adesivos sobre as unhas ajuda muito a abandonar a prática de mordê-las. Além de ficar mais difícil, a sensação não é a mesma. Escolha adesivos bem bonitos e divertidos, que combinem com o seu estilo.
    - Ir à manicure toda semana também pode ser uma boa alternativa. “Já que a garota paga para fazer as unhas toda semana, começa a ter mais cuidado com as unhas e pena de estragá-las”, revela a dermatologista.
    - Receitinhas caseira como passar pimenta na ponta dos dedos podem funcionar inicialmente, mas não são uma garantia que você nunca mais vai roer as unhas: o problema desses métodos caseiros é que eles não são mantidos por muito tempo.
    - Fortaleça a unhas consumindo alimentos ricos em zinco. Ele é encontrado em carnes vermelhas, cereais integrais e frutos do mar. Com as unhas mais resistentes, fica mais difícil você conseguir roer.
    - Encontre outro foco para aliviar a ansiedade e o estresse. A prática de esportes é uma ótima opção. Conversar com as amigas, ouvir música, vale encontrar qualquer atividade para “escapar” quando bater a vontade de roer as unhas.

       Se a sua compulsão é muita, a ponto de você não conseguir nem tentar deixar de roer as unhas, ou roí até se machucar, é necessário procurar a ajuda de psicólogo ou psiquiatra. Após uma avaliação desses profissionais, eles poderão até mesmo indicar um tratamento feito com medicamentos que vão ajudá-la a deixar esse hábito de lado.

    Espero que tenham gostado e ajudado vocês.


    :)

Um comentário:

  1. Nunca tive esse problemas, mas vou indicar pra minha amiga o seu blog, o post ficou otimo!
    Adorei mesmo! Essa dica do esmalte amargo realmente pode dar certo, tm q dar neh , haha
    Lindona, é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo sua fan page e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Meu canal do Youtube: tainaheille
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir

obrigada por comentar, será uma grande satisfação em responder.